Sistemas de combate por CO2

Os sistemas fixos de combate com gás CO2 devem ser projetados conforme NFPA 12, e podem ser de dois tipos, Alta Pressão e Baixa Pressão. É considerado Alta Pressão quando o CO2 é armazenado em cilindros à uma pressão de 860 psi (60 bar) a 21ºC e Baixa Pressão quando o CO2 é armazenado em tanques com capacidades superiores a 2 toneladas e refrigerados à uma pressão de 300 psi (21 bar)

Tanque CO2

CO2

O dióxido de carbono (CO2) é encontrado naturalmente na atmosfera e se caracteriza por ser um gás inerte, inodoro, incolor, não corrosivo e não condutor de eletricidade podendo ser utilizado como um agente supressor de incêndio.

Mecanismos de Extinção

O CO2 é um gás inerte, que extingue o fogo principalmente pela diminuição do oxigênio que alimenta a combustão. A redução da temperatura também é considerada no combate por CO2, já que o CO2 transita liquido pela tubulação a uma temperatura abaixo de zero até a sua saída pelos bicos difusores causando um resfriamento significativo no ambiente.

Risco às Pessoas

O CO2 é letal nas concentrações de extinção em sistemas de inundação total, por esse motivo a sua utilização deve ser restrita a compartimentos normalmente não ocupados ou em casos específicos, projetados com mecanismos que retardem a descarga para que ocorra a completa evacuação da área protegida. Outros gases para combate como Novec e FM200 são mais indicados para riscos em ambientes onde ocorre a presença ou circulação de pessoas.

Funcionamento

O sistema automático é monitorado por detectores pontuais de fumaça, detectores pontuais térmicos ou detectores por aspiração que, para maior segurança, serão ligados em laços cruzados. O sistema fixo de CO2 pode ser atuado de forma automática (através do sistema de detecção) semi-automática (através de acionadores manuais) ou manual (de forma mecânica diretamente na válvula de descarga), sendo projetado de acordo com o risco existente, volume do ambiente e característica da área a ser protegida

Cilindro CO2

Aplicações

O CO2 pode ser utilizado como um extintor aplicado pelo método de ou , porem é o único gás *inundação total **aplicação local inerte indicado para o método de aplicação local, sendo utilizado para combate em máquinas e equipamentos industriais . O sistema de supressão por CO2 é indicado para: salas de transformadores, cabines de pintura, salas de compressores, tanques de armazenamento de líquidos inflamáveis, equipamentos rotativos elétricos, geradores de usinas hidroelétricas, salas elétricas, salas de baterias, laminadores de alumínio, fornos de tempera etc. O sistema de supressão por CO2 pode ainda atuar sobre todos os materiais combustíveis, exceto em alguns casos especiais como metais da Classe D ou materiais como o nitrato de celulose que contém oxigênio.

  • *Inundação Total: Descarga de gases para o combate, no interior de um recinto (fechado ou com poucas aberturas) que contém o equipamento a ser protegido. Neste caso a concentração se mantem por mais tempo, protegendo todos os equipamentos dentro do ambiente.
  • **Aplicação local: Descarga de gases para o combate diretamente no local protegido (muitas vezes locais abertos) principalmente pela impossibilidade de enclausurar o risco. O CO2 é descarregado com concentração suficiente para cobertura da área ou volume específico, considerando-se o tipo de combustível.